Conheça o streetwear: estilo cheio de liberdade e expressão
5 (100%) 1 vote

Estar bem-vestido é muito mais do que usar uma roupa de marca ou uma peça cara da nova estação. A escolha das nossas roupas deve influenciar a forma que sentimos e vemos o mundo, já que representam quem somos. Por isso, a moda streetwear veio para ficar e traz muita atitude para homens e mulheres.

O streetwear começou a surgir na década de 1950 na Grã-Bretanha, como uma junção de arte popular, música e política. Os looks expressavam a personalidade e o comportamento de uma geração. Por isso, se você é adepto a música, moda urbana e quer montar produções que mostrem originalidade, confira abaixo as nossas dicas sobre o estilo.

O surgimento do streetwear

Nos anos 50, no mundo pós-guerra, o cinema, a televisão e principalmente a música com o Rock ‘n’ roll e o Hip Hop chegaram aos ouvidos da juventude.

Enquanto a burguesia usava roupas de alfaiataria, entre os jovens ingleses de baixa renda começava a surgir os chamados Teddy Boys. Jovens nascidos no final dos anos 50, amantes do Rock, escondiam sua origem humilde em composições inspiradas na era eduardiana, período de 1901 a 1910 no Reino Unido, durante o reinado do rei Eduardo VII.

Agrupando-se em cafés, pubs e casas de show, os Teddy Boys vestiam roupas estilosas que traziam casacos grandes, escuros, com muitos botões e calças jeans mais justas; camisas engomadas combinando com coletes e sapatos com sola emborrachada.

Teddy Boys

Décadas depois, a moda chegava aos EUA. Durante os anos 1980, em Los Angeles, o designer de pranchas de surf Shawn Stussy começou a levar seus desenhos personalizados para as camisetas. O que começou como um pequeno negócio virou um caso global. Após a década de 1990, a moda streetwear ganhou novas formas, principalmente com o estilo vindo de esportes de rua como skate, patins e o basquete, com suas roupas mais largas e confortáveis.

  Dicas de como criar seus próprios móveis e economizar na hora de decorar

Características da moda streetwear

Agora que você já entendeu o surgimento dessa moda e percebeu como a partir dos anos ela veio representando movimentos jovens importantes, a dúvida é: como montar esses looks no dia a dia? E a resposta é simples: por meio de composições.

Peças como bonés, camisetas largas com frases e imagens que remetam a música ou esporte somados a jeans destroyed são a pedida certa. A moda de rua não precisa necessariamente ser algo desleixado, rasgado e solto. Longe disso, o streetwear tem uma pegada jovem e original, de mostrar atitude por meio das roupas.

Looks Streetwear

Como aderir ao estilo

Por isso, camisetas minimalistas, com frases de impacto, casacos largos com botões ou até mesmo um casaco de moletom podem combinar muito bem com tênis de cano longo, calça rasgada e uma mochila.

Para as mulheres, opte por tênis branco e calças jeans escuras e rasgadas. Regatas com pegada militar e peças em preto e branco e cinza são cores boas e podem ser peças curinga no guarda-roupa. No frio, opte por jaquetas de couro e peças metalizadas.

Lembre de utilizar elementos da cultura hip hop sem deixar de lado a alta-costura moderna, com roupas focadas em acabamento, cortes e estampas.

Se você gostou de conhecer mais sobre a moda streetwear, siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Google Plus, e fique por dentro de todas as novidades sobre moda contemporânea, sustentável e com muito estilo!