O pontilhismo, conhecido no mundo todo como dotwork, vem ganhando espaço entre as tendências de tatuagem. A técnica casa perfeitamente com o blackwork, então, se você anda querendo uma nova tatuagem em preto e cinza, conheça agora tatuadores brasileiros que mandam muito em pontilhismo! E se for carioca ou paulista, temos uma lista com os 10 melhores tatuadores de São Paulo e também uma com os 10 melhores tatuadores do Rio de Janeiro.

A arte do pontilhismo (dotwork)

Sendo bem direta, pontilhismo é a arte de desenhar fazendo pontinhos. Juntos, eles criam uma “ilusão de ótica” que dá vida ao desenho. Funcionam muito bem para sombras, então, o mais comum é substituir o tradicional sombreado por milhares, milhões, bilhões de pontos.

Veja só a técnica sendo aplicada sobre papel, com autoria de: euzinha.

Como me especializei em pontilhismo, conheço o bastante para afirmar que esse nível de detalhamento é praticamente impossível sobre a pele. A máquina de tattoo não faz o trabalho sozinha, o processo é trabalhoso da mesma maneira, porém com os seguintes agravantes:

a) Cada pele é uma, não dá pra prever como cada pontinho vai se comportar;
b) Micropontos assim tão próximos, depois de cicatrizar, provavelmente formariam um baita borrão;
c) Demoraria 100 anos, aproximadamente (ok, exagerei, mas demoraria MUITO).

Pra você ter ideia, fazer este “cabroco” aqui me tomou 4 dias inteiros pontilhando até a tendinite gritar:

Agora você imagina com uma maquininha tremendo nas mãos, uma pele mole, tinta e um serumaninho sentindo dor? É importante ter isso em mente quando for pedir ao tatuador um dotwork desumano. A melhor coisa é seguir sempre a recomendação do profissional que vai fazer o trampo.

Você deve ter notado que disse “praticamente impossível” lá em cima, certo? Tem uns caras nesse mundão que fazem coisas surreais sobre a pele, como o Thomas Hooper, um dos melhores tatuadores na arte dotwork do mundo.

O Brasil não tem Hooper, mas tem ótimos profissionais que podem fazer pontinhos incríveis na sua pele. Bora conhecer alguns?

Tatuadores brasileiros que mandam muito em pontilhismo

Bruno Malkaviano
São Paulo

A afinidade com a técnica é tanta que Bruno criou o Dotwork Inkstudio, para deixar bem claro que não leva os pontos na brincadeira. Grande parte dos clientes o procuram para trabalhos em pontilhismo, mas Bruno também domina blackwork e linework.

Para saber mais, acesse o site do estúdio e siga as redes sociais:

Instagram / Facebook

Caco Menegaz
Curitiba

Caco consegue criar um pontilhado tão fino e suave sobre a pele que, de longe, dá mesmo pra confundir com o sombreado tradicional. Além do dotwork, Caco faz trampos geométricos e mandalas absurdas, que relaxam a mente só de olhar.

Sleeve in progress 🙏🏼

A post shared by Caco Menegaz (@cacobilltattoo) on

Curtiu? Você deve entrar em contato para orçar uma tattoo (e tentar sorte na agenda) pelo site, onde você encontra mais informações sobre locais e horários de atendimento. E não deixe de acompanhar as redes sociais, vale muito a pena.

Instagram / Facebook

Rodrigo Tas
São Paulo

Não é só o dotwork que ilude sua visão nas tattoos do Rodrigo, mas também as cores e uma mescla de padrões geométricos que brinca com sua cabeça. Cada trabalho é único, mesmo aquele desenho que você pensa já ter visto por aí parece completamente diferente quando passa pelas mãos dele. E o pontilhismo? Um dos melhores que já vi em tatuagem.

Digno de entrar pra lista dos melhores tatuadores de São Paulo e seguir imediatamente todos os perfis:

Instagram / Facebook

The New Black Tattoo
São Paulo

Já falei aqui no blog sobre o tatuador Felipe Kross, uma das minhas referências em blackwork e dotwork no Brasil. Porém, hoje vamos falar do estúdio em que ele trabalha, com mais dois profissionais altamente capazes de fazer um pontilhismo incrível na sua pele: Vinicius Lacerda e Jubba Oliveira.

Aqui no The New Black Inc. Trabalho do tatuador @jubba.oliveira . 📩 [email protected] #newblackinc

A post shared by The New Black. (@newblackstudio) on

Se eu fosse você, seguiria o estúdio e não perderia um trampo sequer de nenhum dos três:

Instagram / Facebook

Djorgenes Martins
Franca

Djorgenes faz trampos tão detalhados que chegou a levar o primeiro lugar na categoria pontilhismo da Tattoo Week 2016. A tattoo que lhe rendeu o prêmio demorou nada menos que 15 horas para ser finalizada. Se isso não atesta a dedicação e o perfeccionismo de um profissional, talvez as fotos ajudem:

Djorgenes tatua no Dark House Tattoo, em Franca/SP. Aqui vão as redes sociais do artista para você se inspirar nos trampos:

Instagram / Facebook

Metamorphosis Tattoo
Rio de Janeiro

Quase uma história de amor em pontinhos. Raphael e Amanda decidiram investir pesado na arte e inauguraram o Metamorphosis Tattoo, homestudio especializado em dotwork e fineline. Os trabalhos são delicados, com linhas precisas e finas, possibilitando um pontilhismo incrível mesmo em desenhos pequenos.

Curtiu? Segue eles!

Instagram / Facebook

Já decidiu com quem vai fazer sua tattoo? Conhece mais algum profissional fera pra indicar? Já tatuou com um desses artistas? Tem alguma tatuagem em pontilhismo? Conta tudo pra gente aqui nos comentários!