Eu uso o Uber com frequência em São Paulo e sei que a notícia do título desse post não é nenhuma novidade, mas ainda me pergunto: por que Uber começou aceitar dinheiro como forma de pagamento?

Já ouvi algumas teorias e recentemente fiz uma corrida no Uber com um motorista muito esclarecido, e ele me mostrou uma versão que fez muito sentido no momento. Depois, após algumas pesquisas, creio que o motivo do Uber começar a aceitar dinheiro é muito simples.

Breve história do Uber no Brasil

O Uber é uma empresa norte-americana, fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick. Lançou seu primeiro aplicativo no de 2010, e desde então…bom, vocês sabem como essa história continua.

No Brasil, o Uber começou a operar na cidade do Rio de Janeiro, em Maio de 2014. O crescimento da empresa de transporte privado foi gigantesco. Atualmente, estudos mostram que já existem mais de 50.000.000 de usuários e 50.000 motoristas ativos, nas 27 cidades que o Uber opera.

Por que Uber começou aceitar dinheiro?

Essa pergunta já foi pauta de boas discussões com meus amigos. Já ouvi falarem que o Uber foi obrigado a começar a aceitar dinheiro por causa de uma lei municipal na cidade de São Paulo, que obriga disponibilizar essa forma de pagamento (não achei nada que comprove a existência dessa lei).

Outras pessoas que dizem que foi uma forma de aumentar ainda mais a concorrência com os taxistas (hipótese que na minha opinião faz algum sentido). Mas para mim, a teoria que faz mais sentido é: o Uber quer massificar e popularizar o seu serviço no Brasil. Por aqui, não existe o problema das pessoas não terem celular (o aplicativo só permite seu uso por meio de dispositivos móveis), já que mais de 75% dos brasileiros com mais de 10 anos, tem seu smartphone próprio.

Os brasileiros ainda não usam cartão de crédito

A barreira para o massificação do Uber aqui no Brasil era outra: a grande maioria da população brasileira não tem cartão de crédito ainda. Até então, só era possível pagar sua corrida usando o cartão. E aí está a grande sacada: para atingir mais pessoas, era preciso disponibilizar uma forma de pagamento mais massificada. O dinheiro.

Veja no infográfico abaixo, que de acordo com pesquisa feita pelo Banco Central em 2012, 87% da população das classes D e E usam o dinheiro como principal forma de pagamento. A burocracia que existe para se obter um cartão de crédito (principalmente para as classes sociais menos favorecidas, que tendem a se enquadrarem em um grupo de risco, segundo os bancos) dificulta muito que esse meio de pagamento fique mais popular.

Por que Uber começou aceitar dinheiro

Segundo diretores do Uber no Brasil, 60% dos novos cadastrados no aplicativo sofriam desistência na hora de inserir o cartão de crédito. Ou seja, os brasileiros até tinham interesse em usar o Uber, mas existia uma barreira sobre a forma de pagamento.

[bctt tweet=”Você sabe por que o Uber começou a aceitar dinheiro como forma de pagamento?” username=”plataoplomobr”]

A solução era muito simples. Disponibilizar o dinheiro como forma de pagamento. E em 29 de Julho de 2016 o Uber começou a aceitar dinheiro na cidade de São Paulo. Hoje (18-04-17) mais de 85 cidades já estão aceitando dinheiro também.

Não existem números ainda que mostram como está o uso do dinheiro como forma de pagamento no Uber. Mas em algumas conversas informais com vários motoristas do Uber na cidade de São Paulo, eles sempre me falam que a grande maioria das viagens realizadas são para regiões da periferia e que o pagamento é feito com dinheiro.

O problema do Uber aceitar dinheiro

O Uber aceitar dinheiro como forma de pagamento gerou uma polêmica bem grande entre os usuários do aplicativo (e até entre motoristas). O principal argumento é a questão da segurança. As pessoas e motoristas estão mais vulneráveis. Por uma questão de troco e recebimento das corridas, os motoristas estão tendo que andar com uma quantidade de dinheiro razoável no carro, e podem ser alvos fáceis de ladrões.

Como pedir Uber usando dinheiro?

Para pedir seu Uber usando dinheiro como forma de pagamento é muito simples. Você deve selecionar sua origem e destino normalmente. Na hora da seleção da forma de pagamento, estará disponível uma opção chamada “Dinheiro” (veja figura abaixo). O pagamento é feito diretamente com o motorista no final da corrida.

como-pedir-uber-usando-dinheiro

Conclusão

Meu objetivo com esse post não foi de falar se é bom ou não o Uber aceitar dinheiro como forma de pagamento. Sem dúvidas existem fatores negativos e positivos. A ideia central aqui foi apresentar uma visão estratégica de uma grande empresa mundial, que escolheu “popularizar” seu negócio para atender mais gente, mesmo que o preço para isso seja a redução da qualidade dos serviços prestados. A conta é simples: aceito dinheiro como forma de pagamento, mais usuários vão usar o Uber. Preciso ter mais motoristas. O controle e manutenção do serviço tende a diminuir.

E você, conta pra gente: é a favor ou contra o Uber aceitar o dinheiro como forma de pagamento?