Você certamente já ouviu falar sobre moda sustentável — o que antes era considerado apenas uma tendência, hoje vem se consolidando e ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo fashion. No entanto, você sabe exatamente a que se refere esse conceito e quais mudanças ele propõe?

No post de hoje, vamos aprofundar o assunto e mostrar de uma vez por todas o que é moda sustentável e por que é importante aderi-la. Vamos lá?

Entenda o conceito de moda sustentável

Basicamente, a moda sustentável defende a redução dos poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios, impactando o mínimo possível no meio ambiente.

Essa vertente surgiu da necessidade de repensar a nossa conduta, enquanto sociedade, do ponto de vista ecológico. Da etapa de produção de tecidos ao consumo desenfreado e descarte de peças usadas, a humanidade tem tirado matéria-prima, poluído e degradado a natureza há séculos, sem se preocupar com as consequências disso.

O que é moda sustentável e que mudanças ela propõe? Click to Tweet

E é com propostas sérias que algumas marcas do setor têxtil se comprometem a ajudar na mudança desse quadro, levando as questões ambientais em consideração sem abrir mão da essência e da personalidade que a moda transmite.

Conheça as mudanças propostas

Esse equilíbrio entre moda e proteção dos recursos naturais pode acontecer de diversas formas, tais quais:

Uso de tecidos eco-friendly

Por meio da reutilização de materiais recicláveis,como o algodão orgânico, tecidos desfibrados (resultado da mescla entre retalhos e PET) e juta da Amazônia, tornou-se viável o reaproveitamento de materiais que antes seriam descartados em aterros ou iriam parar no oceano.

Adoção de métodos alternativos de tingimento

Esta também é uma mudança defendida, já que ajuda a reduzir o impacto ambiental (no que concerne à contaminação do solo e da água) por meio do uso de tintas de origem natural e menos tóxicas (ou atóxicas).

Produção de peças duráveis e atemporais

Tecidos e acabamento de qualidade também são uma forma de contribuir para a proteção do meio ambiente — diferentemente da fast fashion, que foca na renovação do guarda-roupa a cada temporada, a moda sustentável dá espaço a peças atemporais, que não precisam ser “descartadas” na próxima estação.

Os benefícios contidos em aderir à moda consciente vão ser percebidos em longo prazo, na qualidade do ar e das águas, na redução da quantidade de lixo produzido e no aumento da consciência do consumidor.

Adote esse estilo de vida

Desde o surgimento desse conceito, a moda sustentável tem evoluído muito e provou por A + B que é possível adotar um estilo de vida urbano e sustentável ao mesmo tempo. De ateliês liderados por humildes artesãs aos desfiles de grandes grifes na São Paulo Fashion Week, é possível ver a eco-fashion em todo lugar.

Da mesma forma que acontece com a moda convencional, é possível encontrar preços e níveis de qualidade diferentes dentro da moda sustentável, para todos os estilos e bolsos. Assim sendo, não há por que não aderir.

Veja esse vídeo super legal do canal Closet da Mari e saiba mais sobre a moda conscientes:

Você pode começar com uma simples pesquisa relacionada às marcas que mais usa e gosta para entender quais delas se comprometem com essa questão, e quais têm o mero propósito de vender moda descartável. Esse gesto simples muda a maneira como você enxerga a indústria da moda — sem afetar seu estilo, é claro.

Neste post, nós listamos algumas marcas sustentáveis que vale a pena conhecer, e como a internet é uma coisa fantástica, nos recomendaram mais algumas marcas que achamos muito legais! Confira:

SIM Store

A SIM Store é uma marca da Samanta Fernandes, que defende uma moda mais consciente, com características do slow living. Ou seja, eles apoiam a causa de um consumo mais racional e justo de roupas. Eles também incentivam a mão de obra artesanal, que requer um cuidado, atenção e dedicação enormes. Vale a pena conferir:

Hevp

A Hevp foi mais uma indicação feita em nossas redes sociais, achamos espetacular o trabalho dos amigos Lucas Rodrigues e Juriel Meneguetti. Além das roupas serem lindas, eles se preocupam muito com a nossa sociedade. Eles já doaram mais de 724 camisetas e 3 estados diferentes.

Manala

O próprio slogan da Manala já resume bem o conceito dessa marca: “Camisetas alternativas para pessoas de mente aberta”. E é exatamente isso o que eles fazem, roupas estilosas. Eles estão localizados no Rio de Janeiro e as peças tem um conceito muito forte e marcante. Vale a pena conhecer!

Agora, que você entende melhor sobre as propostas da moda sustentável e como pode incorporá-la ao seu guarda-roupa, assine a nossa newsletter e acompanhe as novas tendências em primeira mão!