Voltamos com mais infos legais para quem quer espelhar a consciência sócio-ambiental no estilo! Já falamos sobre marcas de roupas sustentáveis que valem a pena conhecer e o que você precisa saber para ter um guarda-roupa mais sustentável. Agora, saiba quais são as marcas de calçados e acessórios sustentáveis, vegan ou ecofriendly para comprar sem peso na consciência. 🙂

Lembrando tudo que conversamos até agora, existem muitas maneiras de uma marca ser considerada sustentável: valorização do trabalho artesanal, reaproveitamento de materiais, produção em baixa escala, descarte correto de resíduos, ausência de matéria-prima de origem animal…

Além disso, a simples utilização de matéria-prima de qualidade já ajuda o consumidor a ter hábitos sustentáveis. Você poderá usar a mesma peça durante anos antes de descartá-la e comprar outra!

É importante ter essa visão ampla da moda sustentável, porque ela sozinha não mudará o mundo. Agora, com uma ajudinha do slow living/slow fashion e também SUA, com certeza as futuras gerações terão uma chance!

E aí, vamos vestir de consciência esses pezinhos?

Marcas de calçados e acessórios sustentáveis, vegan ou ecofriendly

Louloux

Gente, couro é sustentável? A resposta é NÃO, nem um pouco. Porém, a indústria como um todo ainda usa (e MUITO) a matéria-prima de origem animal. E o pior: usa mal, porque boa parte é descartada sem dó nem piedade. Sabendo disso, a marca Louloux decidiu criar sapatos e bolsas colecionáveis feitos a partir da reutilização de materiais excedentes da produção de outras marcas. Isso inclui couro, vinil, borracha… enfim, a variedade é bem grande.

Ah, além disso, a marca diz investir muito na qualidade de vida dos colaboradores e ainda tem uma linha Animal Free. Acesse o site e confira todos os produtos dessa marca cheia de carinho que nasceu no sul do Brasil.

Insecta

Já falamos da Insecta aqui antes, no post das marcas de roupas sustentáveis que valem a pena conhecer. Como o forte deles são os sapatos veganos, precisávamos citar de novo. Eles também se pautam na ideia do reaproveitamento, com uma pegada forte de processos ecofriendly, vegan, peças sem gênero e valorização da mão de obra artesanal/nacional.

O cardamomo fez questão de mostrar sua sola reciclada.

A post shared by Insecta Shoes (@insectashoes) on

Além de calçados (mais do que maravilhosos) a Insecta produz ecobags, mochilas e necessaires. Se apaixone lá no site!

Ahimsa

Vamos falar mais de vegan? De acordo com o site, a Ahimsa é uma marca vegana que prioriza o amor. <3 Eles também afirmam ter a primeira e (por enquanto) única fábrica de calçados 100% vegana do mundo, o que não é pouca coisa. Questionar velhos hábitos, produzir de forma sustentável e o respeito a toda forma de vida e faz parte da sua missão, então fica aqui o desafio de não criar apego pela marca. Ainda mais com botas unissex tão maravilhosas quanto estas:

Além de botas INCRÍVEIS, a Ahimsa produz rasteirinhas, sandálias, tênis, sapatos, enfim, uma variedade enorme de calçados vegan.

Goóc

Ok, a Melissa pode ter várias iniciativas sustentáveis (calçados de PVC reciclável, aproveitamento total de material, descarte correto de resíduos etc.) mas você sabia que existe uma marca paulista de sandálias de pneu reciclado? A Goóc já reciclou quase 3 milhões de pneus! Além das queridinhas “chinelas” e alpargatas, a marca fabrica mochilas, bolsas e necessaires com lona reciclada de caminhão.

Confira todos os produtos lá no site!

Verssa

Senhora, olha esta sustentabilidade: nada de origem animal, calçados produzidos a partir de garrafas PET, matérias-primas recicladas, borracha triturada, mão de obra brasileira, estamparia digital e ainda destinação de sobras de produção para a criação de outros produtos, como concreto leve. Pegou tudo isso? Agora pega esse design e beleza, senhora!

Pinterest

A única rede social ativa da marca que encontrei foi o Pinterest, mas os calçados são tão lindos que não podia deixar de citar. Aparentemente a loja on-line está ativa, então bora acessar e conhecer os produtos!

5 marcas de calçados e acessórios sustentáveis, vegan ou ecofriendly! Click to Tweet

Quantos modelos lindos e cheios de consciência ambiental, né? Só não se esqueça: antes de comprar sapatos novos, verifique se os que você tem estão em bom estado ou podem ser reaproveitados/doados a quem precisa. Comprar de marcas ecofriendly é maravilhoso, mas melhor ainda é ter hábitos de consumo saudáveis. 😉

Curtiu as marcas? Não conhecia alguma? Conhece outra que não esteja na lista e que mereça estar? Colabore com a gente aqui nos comentários!