A moda do coque masculino chegou pra ficar, mas pegou muita gente de surpresa: como conviver com o cabelo até ele ficar num tamanho bom para prender? Veja aqui dicas de cuidados e cortes de cabelo para quem quer deixar ele crescer!

Primeiro passo: conheça seu cabelo

Eu sei que você está ansioso para descobrir logo como passar dessa fase difícil do “nem curto, nem comprido”, mas existem muitos cuidados que vão te ajudar muito a alcançar logo o melhor resultado. Vamos, primeiro, falar da teoria:

[bctt tweet=”Dicas de cuidados e cortes de cabelo para quem quer deixar ele crescer” username=”plataoplomobr”]

Entenda seu tipo de cabelo

Muitos homens sabem informar quantos milímetros a barba cresceu este mês, mas não sabem dizer se o xampu que usam é pra cabelos normais ou secos.

Se você faz parte do time que sempre ficou na reserva quando o assunto é cabelo, aqui vão algumas perguntas básicas para responder sobre o seu:

1) Seu cabelo é liso, ondulado, cacheado ou crespo?

Fios lisos, por exemplo, são naturalmente mais oleosos do que os cacheados. Entenda direitinho como é o seu cabelo para poder pesquisar quais os cuidados certos e, claro, qual penteado combina mais.

1

2

3

4

2) Seu cabelo tem muito, pouco ou nenhum volume?

Primeiro, vamos entender o que é um cabelo com volume.

Volume é quanto seu cabelo parece cheio, não quanto ele parece ondulado ou cacheado. É perfeitamente possível ter um cabelo liso e volumoso. Isso apenas significa que eles são encorpados. É muito mais difícil encontrar volume em cabelos finos, por exemplo, porque os fios não têm muita estrutura.

Este é um exemplo de um cabelo liso e volumoso:

5

Se seu cabelo for volumoso, será mais fácil conquistar um coque bem cheio, simplesmente porque a estrutura dele vai trabalhar a seu favor. Já se seu cabelo for fino, precisará de um comprimento maior para conseguir um efeito de coque cheio, enrolando mais vezes para dar mais corpo.

6

Da mesma forma, homens com cabelos muito volumosos terão que deixar o comprimento do cabelo menor para conseguir um Top Knot sofisticado e discreto:

7

3) Seu cabelo é seco, normal, misto ou oleoso?

Assim como é importante conhecer a estrutura do seu cabelo, é importante saber quanta oleosidade ele tem.

Isso também influencia no crescimento, sabia? Cabelos secos terão mais dificuldade para crescer, pois faltam nutrientes. Porém, cabelos oleosos demais também, porque isso afeta diretamente o couro cabeludo.

Antes de continuar, vamos só entender os tipos de cabelo:

  • Secos: cabelos ressecados, com sede de nutrientes e oleosidade natural insuficiente.

Precisa de hidratações mensais, xampus reconstrutores e manutenção de pontas duplas ou ressecadas.

  • Normal: são os cabelos sedosos e hidratados naturalmente. A oleosidade natural do cabelo se espalha por todo fio e mantém sua estrutura intacta.

Precisa receber cuidados básicos, como lavagem a cada dois dias, hidratações trimestrais e cortes das pontas sempre que começarem a ficar ásperas demais.

  • Misto: cabelos mistos são os oleosos na raiz e seco nas pontas;

No geral, os cuidados são os mesmos dos cabelos normais. Porém, fique muito atento ao tópico abaixo.

  • Oleoso: os cabelos oleosos são o que o nome diz. Têm aquela aparência de estar sempre sujo ou molhado, porque produz muito mais oleosidade do que o necessário.

Muitas vezes, essa produção de oleosidade exagerada é uma proteção que seus fios estão produzindo por causa de algum mau hábito. Pode ser um xampu inadequado, suor demais no couro cabeludo ou simplesmente poluição, sabia?

Seu cabelo é seco, misto ou oleoso e você não sabe por quê? Vá ao dermatologista. Não adianta nada ficar fazendo suposições, o melhor é procurar logo um médico para entender certinho o que seus fios precisam. Assim, vai economizar tempo, dinheiro e poderá ver logo seu cabelo ganhando tamanho.

4) Você tem muito ou pouco cabelo?

A quantidade de cabelo também influencia muito. Se você tiver pouquíssimo cabelo, mas quiser um coque estonteantemente volumoso, é melhor dar uma ponderada. Não que você não deva tentar, mas não deixe de olhar algumas referências de coques menos robustos.

Olha só alguns bem legais de pessoas que parecem ter pouco cabelo, mas deixaram crescer e estão arrasando:

8

9

10

11

12

Agora, se você tiver MUITO cabelo, mas quiser que o coque fique menor, considere raspar os cabelos da nuca e laterais. Resolve em minutos.

5) Qual a velocidade com que seu cabelo cresce?

Especialistas dizem que, normalmente, cabelos e barba crescem numa velocidade de 1 cm por mês. Porém, isso pode variar de acordo com o seu tipo de fio e também do organismo de cada um.

Cabelos oleosos crescem mais rápido do que cabelos secos. Cabelos lisos e cacheados podem crescer na mesma velocidade, mas o comprimento ganho será menos perceptível nos cachos (afinal, eles se enrolam).

A melhor maneira de medir como está a velocidade de crescimento do seu cabelo é:

  • Escolha um dia do mês
  • Meça até onde uma mecha da sua franja alcança e guarde bem qual mecha você mediu
  • Tente manter uma boa alimentação e cuide bem dele
  • Meça novamente no mês seguinte, no mesmo dia

Conheça os cuidados mais básicos para os cabelos

Sabia que nenhum cabelo deve ser lavado todos os dias? No caso dos cabelos secos, muitas lavagens inibem ainda mais a produção de oleosidade natural. Já os demais tipos perdem essa oleosidade natural se você lava muitas vezes, estimulando a produção.

Ou seja, se seu cabelo for normal ou misto, pode ficar oleoso. Se for oleoso, vai ficar mais oleoso ainda.

No geral, uma das melhores dicas e cuidados para quem quer deixar o cabelo crescer é: lave o cabelo a cada dois ou três dias, com água morna ou fria, e alimente-se bem.

E não deixe de conversar com seu cabeleireiro para saber exatamente quais os melhores cuidados diários para seu tipo exato de cabelo.

Bom, você já entendeu seus fios, aprendeu a cuidar deles, pensou, buscou referências, pinou o Pinterest inteiro e já sabe qual o seu cabelo dos sonhos. Vamos à prática de como conquistá-lo!

Dicas de cuidados e cortes de cabelo para quem quer deixar ele crescer

Entenda qual o melhor estilo de corte para deixar ele crescer

Certo, você decidiu que quer aquele cabelão comprido, volumoso, digno de comercial de xampu. Para isso, precisa deixar o cabelo todo crescer por igual. O que fazer?

13

Se o corte do seu cabelo não tiver partes raspadas, é mais fácil deixar crescer por igual. É só não cortar mais, cuidar, hidratar, evitar pontas duplas e ponto. Em pouco tempo, ele ganhará corpo e comprimento suficiente para, ao menos, prender num rabo de cavalo.

“Ah, Aline, mas eu acho horrível rabo de cavalo com cabelo curto”. Olha, sabe aquele ditado “se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé”? Se você não curte o estilo do rabo de cavalo, faça o estilo ir até ele.

14

Tá vendo como não ficou ruim? Você pode investir pesado nos itens de estilo para fazer parecer que o rabo de cavalo curto era tudo que você queria desde o início. Tudo é uma questão de ponto de vista.

Pooooorém, a maioria dos cortes masculinos tradicionais têm a parte da nuca raspada e isso atrapalha um pouco os planos de deixar o cabelo crescer por igual. Muitas vezes, além de ser raspado nas laterais, a parte da frente é maior do que a de trás.

Isso significa que tudo está perdido? Pra quem tem estilo, nem pensar!

15

A partir deste ponto, vou ajudar você com uma história real:

Quando meu noivo decidiu deixar o cabelo crescer, o cabelo inteiro era desigual. A parte da nuca e as laterais eram raspadas, a franja era menor do que a parte de trás, ô, fase difícil.

Para piorar, o cabelo dele é cacheado. Não tinha como deixar crescer por igual, porque o volume da nuca sustentava a parte de cima, fazendo tudo parecer um grande cogumelo.

A solução? O cabeleireiro dele quem trouxe: deixar crescer primeiro em cima, raspando a nuca e laterais.

16

Conforme foi crescendo, enquanto ainda não dava pra prender, ele aderiu a outro corte que está super na moda agora (imagina isso no cabelo cacheado, era muita pomada):

17

Ficou um corte bem atual e resolveu o problema até o cabelo crescer o suficiente para fazer um microcoque assim:

18

Que já é bem bacana, vai.

Depois de conseguir esse microcoque, tudo se resolveu. O cabelo foi crescendo, crescendo, até que resultou num coque beeem cheio.

No fim das contas, percebemos uma coisa: o cabelo dele é tão cacheado e tão cheio que as partes raspadas nem fizeram falta. Ele chegou à conclusão que essa é a melhor opção de corte pra ele e até desistiu de deixar o resto crescer. Quem sabe você não chega também?

19

Viu só? Não é tão difícil e nem demora tanto quanto parece! Com o tempo, você vai até gostar colocar em prática todas essas dicas de cuidados e cortes de cabelo para quem quer deixar ele crescer.

E uma ideia: porque não registra o crescimento dele no app 1 Second Everyday?

Caso não conheça, é um aplicativo que possibilita a gravação de um segundo por dia, criando uma linha do tempo da sua vida.


Download para Android
/ Download para iOS

Já pensou ter registrado quanto seu cabelo cresceu por dia, durante um ano? Se fizer isso, não se esqueça de voltar aqui e mostrar o vídeo pra gente!

Curtiu as dicas? Está no processo de deixar o cabelo crescer? Queremos conhecer suas dicas de cuidados e cortes de cabelo para quem quer deixar ele crescer também!