Looks com chapéu são cheios de estilo e personalidade, mas muitas pessoas ficam em dúvida de como incluir o acessório no dia a dia. Será que combina com a ocasião? Não é formal demais? Não vou chamar muita atenção? Se estas perguntas já passaram pela sua cabeça, confira agora como usar chapéu com roupas do dia a dia!

Quando e onde usar chapéu?

Primeiro, vamos discutir se há ou não lugares inadequados para usar chapéu. Desde os tempos mais longínquos, o uso de acessórios de cabeça (faixas, turbantes e coroas) separam a nobreza da população comum. Não é a toa que muitos ainda acham que chapéu cai melhor com ocasiões mais formais, como casamentos ou eventos sociais.

Porém, hoje a “população comum” é meio que todo mundo, então essa história de “pode-não-pode” no uso do chapéu está sumindo. Tem muita gente influente por aí incluindo o chapéu até nos looks noturnos!

Looks com Chapéu

Ou seja: tá liberadíssimo usar chapéu em baladas, casamentos, bailes de debutante, passeios de bike, passeios no parque, jogos de futebol, idas à feira, almoço na casa da avó, pagodão, baile funk, churras na laje… onde você quiser, no ambiente formal ou no mais casual de todos!

Looks com Chapéu

Só uma coisa não mudou: usar chapéu em ambientes fechados, durante a refeição ou em locais religiosos (igrejas, templos, terreiros o que for) ainda é visto como falta de educação. A menos que seja o churras do seu amigo de infância e todo mundo esteja nem aí, porque ambiente assim nunca tem regra.

Tem hora e lugar certo pra usar chapéu? Click to Tweet

Como usar chapéu com as roupas do dia a dia

Por ser uma peça de grande destaque, a primeira coisa importante a manter em mente é: equilíbrio.

Não importa quão (o chapéu ou sua roupa) seja discreto, as pessoas sempre vão notar. E têm que notar mesmo! O que fica complicado é notar de maneira negativa, tipo porque você combinou um macacão laranja com um chapéu roxo. Não pode? Pode tudo se você estiver feliz e tiver personalidade, mas eu sei que não tenho. Por isso, a primeira dica valiosa é:

Descubra qual chapéu combina mais com seu estilo.

Tenho um carinho muito especial por estilos bem casuais, folk ou boho. Se não estou de jeans, All Star e camiseta gasta, estou de saião e cropped florida. Consequentemente, minha paixão são os chapéus Panamá, de palhinha. Acho o modelo muito mais discreto, combina com camiseta, tênis, jaqueta jeans, vestido florido, até chinelo.

Chapéu que combina com seu estilo

Existem diversos modelos de chapéu: Panamá, Fedora, Coco, Floppy, Pork Pie, Country, Clochê… Se você faz o tipo mais lacrador, o Fedora fica incrível, o Coco é versátil, fica bem em todxs e cabe perfeitamente em looks com uma pegada rock ou grunge. Vai de você conhecer os modelos, descobrir o que gosta e buscar referências para os looks!

Tenho um Panamá, um Coco e sou DOIDA no Fedora, porque é perfeito pros looks boho, mas ainda não con$egui um. $abe como é.

Chapéu Fedora

Descubra qual modelo combina com seu tipo de rosto

Outro entre os meus preferidos é o Floppy de abas bem largas, fica despojadão, folk, mas também muito elegante. Dá uma sensualidade pro look, sabe? Porém, ele costuma cair melhor em quem tem pescoço mais longo e não é meu caso.

Chapéu Floppy

Se seu rosto é pequeno, um chapéu grande parecerá ainda maior em você. Se seu pescoço é curto, abas largas cobririam você até seu ombro, e um chapéu deve se parecer com um chapéu, não com um poncho, certo?

Tudo isso não significa que você não pode ter o chapéu dos seus sonhos. Eu mesma não desisti: sigo experimentando chapéus Floppy até encontrar um que fique bom em mim. Existem milhares de tamanhos e formatos, tenho certeza que algum servirá no meu pescoço. Não desista também!

Como usar chapéu com as roupas do dia a dia: Click to Tweet

Descubra qual a melhor cor de chapéu pra você

A menos que você po$$a comprar vários chapéus, terá de escolher qual cor casa melhor com a maior parte do seu guarda-roupa. Como falei lá em cima, o Panamá combina com 80% das minhas roupas (a parte que não é formada por pijamas), então foi o primeiro que comprei.

Chapéu Panamá

Além disso, me conheço o suficiente para saber que não me sentiria confortável com um chapéu colorido. Lembra que eles já chamam muita atenção por natureza? O Panamá cor de palha foi a melhor aposta pra mim porque os tons nudes são discretos, posso colocar estampas floridas sem medo. Se seu estilo for grunge, pode optar por um chapéu preto ou verde militar. Se for romântico, o nude ou rosé são boas apostas. Se for country, se joga no marrom.

Chapéu Panamá

O importante é você escolher bem a cor pra usar o acessório com maior número de looks possíveis! Afinal, o objetivo é aqui é descobrir como usar chapéu com roupas do dia a dia. Nada de deixar o bonitinho mofando no armário!

Você já se convenceu de que pode usar chapéu em praticamente qualquer lugar? Está inspirado? Já sabe qual modelo quer comprar? Já tem algum em casa e está cheio de ideias para combinar? Conte tudo pra gente aqui nos comentários!