Estou na onda da decoração e não tenho um orçamento maravilhoso, então passo boa parte do dia no Pinterest ou no YouTube, procurando ideias criativas para deixar a casa bacana. Alguns DIY são tão legais que não resisti a compartilhar aqui! Vem pirar comigo nestes móveis e objetos de decoração DIY para fazer gastando pouco.

Aline, é muito difícil?

Olha, tudo depende da sua disposição e do quanto você se dedicou aos estudos na pré-escola (sabe como é, desenvolvendo habilidades manuais). No geral, nenhum dos processos que você verá aqui guarda grandes segredos, é mais medir, lixar, pintar, parafusar.

E os materiais, são fáceis de encontrar?

Você encontra a maioria dos materiais em qualquer loja de materiais de construção ou madeireira. Além disso, eu gosto muito de comprar itens em brechós ou ferro velhos.

De repente, você pode encontrar uma peça usada muito bacana, mas meio acabada, para desconstruir e reconstruir como outro móvel. O maior segredo para economizar na decoração é a criatividade!

Precisa de alguma coisa?

SIM, FURADEIRA. Olha, queria dizer que não precisa, mas precisa, porque você deverá furar e parafusar algumas coisas nestes vídeos. Até daria pra parafusar na mão, mas não recomendo. Uma tendinite dói mais do que o preço da furadeira no bolso.

Além disso, você sempre pode emprestar a furadeira de alguém, né? Sem desculpa.

8 móveis e objetos de decoração DIY para fazer gastando pouco

1) Abajur com garrafão de vinho

Tenho um carinho especial por esse canal, já me deu muitas ideias boas. Algumas bem fáceis, como esse abajur, outras mais difíceis, como a cadeira abaixo, mas a real é que tudo é muito possível de ser feito. E o melhor: com baixo custo!

Aprenda a fazer um abajur bem legal com aquele garrafão de vinho Campo Largo que você aproveitou na última festa:

2) Cadeira Kraft

Este projeto pode assustar os mais inexperientes em trabalhos manuais, mas você pode se animar quando pensar quanto pagaria por uma cadeira como essa numa loja normal. Já vi desses modelos para vender por R$ 500, até mais, dependendo da madeira.

Pinus pode não ser uma madeira tão nobre, mas a economia vale a pena e você pode pintar da cor que mais combina com sua casa.

Esse canal é um dos meus favoritos, vale muito à pena dar uma explorada nos vídeos da playlist DIY. Certamente você se encantará por alguma coisa.

3) Pia com mesa antiga e bacia

Gente, eu fiquei apaixonada por esse projeto. <3 É o tipo de coisa que vivo pinando no Pinterest, mas não tenho oportunidade de fazer (além de sempre achar que o “rústico” às vezes custa mais do que o moderno. Imaginem minha cara quando a Erika (youtuber do vídeo) contou ter gastado R$ 150 para fazer essa pia linda!

Provavelmente ela já tinha a mesa, mas, se você reparar bem, verá que a mesa está realmente beeeem gasta. Num brechó não seria tão difícil de garimpar, né?

Descubra como ela fez essa coisinha linda:

Esse também é um dos meus canais preferidos de decoração. Além de objetos DIY, ele tem várias dicas para reformar ambientes (até de casas alugadas) sem gastar muito. Inclusive, tem muitas soluções sustentáveis! Aproveite  a onda para conferir o post que já fizemos aqui no blog com dicas fáceis para ser mais sustentável no dia a dia e ainda economizar. 😉

8 móveis e objetos de decoração DIY para fazer gastando pouco Click to Tweet

4) Painel de parede multiuso

O que eu mais gostei desse painel é que ele oferece várias possibilidades. Após fazer a base, você pode fazer as partes móveis que encaixam no painel da maneira como desejar.

Por exemplo: se você quiser colocá-lo na cozinha, pode colocar mais ganchos para pendurar panelas ou prateleiras mais compridas para organizar copos. Use sua criatividade!

5) Prateleira flutuante

Esse tipo de prateleira faz sucesso nas decorações do Pinterest, especialmente do estilo escandinavo. Ela tem aquele ar leve, meio orgânico mesmo, o que é bem legal, porque os barbantes não precisam ficar certinhos para que fiquem bonitos.

Aqui foi feito com um círculo de madeira pinus, mas você pode fazer com qualquer pedaço de madeira velho que encontrar, até uma fatia de tronco de árvore.

6) Estante invertida com “potes voadores”

Achei essa ideia bem criativa, foge do convencional e você ainda ganha espaço, já que o lugar onde os potes ficariam numa prateleira “normal” pode ser ocupado por mais objetos.

Só não gostei muito das cores, mas gosto é gosto, né? Quando você fizer aí na sua casa, dá uma combinada melhor.

7) Arara de roupas com cano de PVC

As araras de cano são muito mais baratas do que araras novas? Nem sempre, mas com certeza o resultado final será muito mais bonito do que a arara que você levaria pra casa pelo mesmo valor. As araras mais em conta nas lojas costumam ser bem feias, na minha opinião.

Outra vantagem é que, como você é quem vai fazer, a arara será do jeito que você quiser. Minha única dica é evitar os canos muito longos sem nenhum tipo de suporte, porque o peso das roupas pode envergá-los. Caso queira uma arara mais comprida, é só fazer mais intersecções, não apenas aumentar o comprimento do cano. Deu pra entender?

Enfim, assista aqui:

8) Pendurador de bicicletas com cano de PVC

Outra solução bacana feita com canos de PVC! Eu adoro bicicletas na decoração, inclusive dentro de casa, e o pendurador de canos ainda confere um ar meio industrial, despojado. Tudo se combina, entende?

Veja aqui como fazer:

Ficou com vontade de pôr a mão na massa? Vai executar algum desses projetos? Tem algum móvel ou objeto de decoração que você mesmo fez e pagou pouco? Se sim, conta pra gente aqui nos comentários ou poste uma foto no Instagram marcando a gente! @OficialPlataoPlomo