Vamos combinar: não é todo dia que a gente acorda com disposição pra ir pra cozinha, especialmente quem mora sozinho e, consequentemente, lava a louça sozinho. Quem nos acompanha, acompanhou o post que falamos sobre alguns truques na cozinha pra facilitar a vida de quem mora sozinho. Quando esses dias de preguiça casam com os dias de pobreza (saudades, delivery) o que fazer? Recorrer ao liquidificador, nosso grande amigo! Confira aqui 6 receitas fáceis de liquidificador para quem tem preguiça de cozinhar.

6 receitas fáceis de liquidificador para quem tem preguiça de cozinhar Click to Tweet

O mais legal dessas receitas é que suja pouquíssima coisa, então dá pra limpar o liquidificador rapidinho enquanto a receita assa/cozinha. Aí as louças pequenas dá pra deixar pro dia seguinte, né? Porque você merece.

6 receitas fáceis de liquidificador para quem tem preguiça de cozinhar

1) Torta integral de brócolis e tomate cereja

Torta Integral de Brócolis com Tomate Cereja

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) aveia em flocos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara de chá de azeite
1/2 xícara (chá) de queijo branco ou ricota picado(a)
1 xícara (chá) de brócolis cozido
1 xícara (chá) de tomates cereja cortados ao meio
3 ovos
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) fermento em pó
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Cozinhe o brócolis por 3 minutos e coloque numa tigela com água gelada, para interromper o cozimento e não ficar mole demais. No liquidificador, bata os ovos, a farinha, a aveia, o leite e o azeite. Desligue, coloque o fermento, a cebola, o queijo, o tomate, o brócolis e mexa com uma colher. Tempere e despeje numa forma untada com azeite. Leve ao forno por cerca de 30 minutos (depende da potência do seu forno, se parecer mole demais, deixe mais tempo).

Se desejar, você pode incluir mais alguns legumes que tiver na geladeira, como champignon, azeitonas ou palmito. Também dá pra finalizar com gergelim por cima, fica lindo!

Receita de torta integral de brócolis e tomate cereja feita no liquidificador Click to Tweet

2) Torta de tomate com queijo e manjericão

Torta de tomate com queijo e manjericão

Ingredientes

1 xícara de farinha
1 xícara (chá) de leite
1/3 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de tomates cereja picados
1 xícara (chá) de queijo branco picado
1 xícara (chá) de manjericão
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo

Esta receita é bem parecida com a anterior, mas não é integral. Pré-aqueça o forno a 180°C e bata no liquidificador a farinha, o leite, o azeite, o queijo parmesão, os ovos e o tempero. Desligue e acrescente o restante dos ingredientes, mexendo com uma colher. Despeje numa forma untada com azeite ou manteiga e asse por 30 minutos (se estiver mole demais, deixe mais 10 ou 20 minutos).

Torta de tomate, queijo e manjericão feita no liquidificador Click to Tweet

3) Massa de torta coringa (recheie com o que tiver na geladeira)

Massa de torta coringa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em 180°C (se seu forno for “fraco”, pode ser 200°C). Bata tudo no liquidificador, menos o fermento, e bata até obter uma massa lisinha. Unte uma forma com manteiga ou azeite e um pouco de farinha, despeje metade da massa na forma, recheie e despeje a outra metade por cima. Asse por uns 30 ou 40 minutos, até a massa ficar firme (não balançar quando você bate no forno).

Essa é uma massa ótima porque você pode rechear com absolutamente qualquer coisa que tiver sobrando na geladeira: legumes picados, palmito, salsicha, carne moída, frango desfiado… eu já fiz com legumes, tomate, cebola e pimentão cortados em cubinhos + uma lata de milho (sem a água, claro). Ficou uma delícia!

Massa de torta coringa pra fazer no liquidificador e rechear com o que quiser Click to Tweet

4) Massa de pizza de liquidificador

Massa de pizza de liquidificador

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata bem no liquidificador o ovo, o leite, a manteiga/margarina e o sal. Adicione a farinha aos poucos e, quando a masse estiver bem homogênea, desligue e acrescente o fermento. Bata delicadamente para ele incorporar à massa ou mexa com uma colher. Unte uma forma de pizza com manteiga e farinha, despeje a massa e espalhe com uma colher para que fique distribuída por igual. Asse por cerca de 10 minutos, retire, coloque o recheio que preferir e volte ao forno para dourar.

Dica: coloque um pouco de molho de tomate sob o recheio (independente de qual seja), a pizza fica mais gostosa! Ah, e se você quiser cobrir o recheio com mais uma camada de queijo mussarela fica excelente também.

Receita de massa de pizza feita no liquidificador Click to Tweet

5) Panquecas americanas

Panquecas americanas

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha
1/2 xícara (chá) de leite
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de óleo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo

Você já fez panquecas americanas? Não é uma receita muito comum no Brasil, mas É MUITO FÁCIL. No liquidificador, bata primeiro o leite, o ovo, o sal, o açúcar, o óleo e a baunilha (se for usar). Depois, vá adicionando a farinha aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, acrescente o fermento e bata delicadamente.

Assar as panquecas é ainda mais fácil. Despeje uma concha pequena da massa numa frigideira antiaderente (já aquecida a fogo médio, sem azeite, manteiga, nada) e espere até formar bolhas na superfície. Quando as bolhinhas aparecerem, vire a panqueca do outro lado e espere alguns segundos até dourar o outro lado.

Você pode comer com Nutella, doce de leite, manteiga, geleia, enfim, o que quiser. Sinceramente, nos dias de mais preguiça eu comi até com requeijão (aí não coloquei a baunilha, pra harmonizar melhor com o salgado).

Receita simples e deliciosa de panqueca americana Click to Tweet

6) Bolo de chocolate de micro-ondas fácil

Bolo de chocolate de micro-ondas fácil

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha
1 xácara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 230°C. Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e o chocolate (se quiser um bolo mais doce ou se não tiver o chocolate em pó, pode usar achocolatado que não vai estragar o bolo). Acrescente a farinha aos poucos e, por último, o fermento, misturando delicadamente. Despeje a massa numa forma untada com manteiga/margarina e farinha. Asse por cerca de 30 minutos (após 30 min, abra e enfie um palito na massa, o bolo está pronto se o palito sair sequinho).

Você não precisa colocar cobertura se não quiser, mas também pode cobrir com Nutella, brigadeiro, doce de leite… o que tiver mais fácil por aí!

Receita MUITO fácil de bolo de chocolate feito com liquidificador! Click to Tweet

Prontinho, agora você tem 6 receitas para pôr em prática nos dias de preguiça, com direito a prato principal, lanche ou sobremesa. A massa de panqueca, por exemplo, não suja quase nada, porque a frigideira sai limpinha! No próximo post de culinária vou ver se trago ideias pra fazer no micro-ondas, pra simplificar sua vida mais ainda.

Gostou das receitas? Conhece mais alguma bem fácil que dê pra fazer no liquidificador, sem sujar muita coisa? Conta pra gente aqui nos comentários!