Já tomou um café hoje? Se ainda não, aqui vai um post para deixar você com água na boca. Se já tomou, não tem problema, porque estas 5 cafeterias descoladas que você precisa conhecer no Rio de Janeiro são perfeitas para um lanchinho a qualquer hora ou até mesmo uma feijoada vegana!

Com o sucesso que foi nosso post sobre 5 cafeterias descoladas para conhecer em São Paulo, pensamos: e o Rio? A cidade maravilhosa tem muuuuuitas opções incríveis, mas com um clima um pouco diferente. Enquanto São Paulo está sendo invadida por uma onda de cafés “gourmet” e “descolados”, numa pegada muito urbana, o Rio mantém a tradição do aconchego, charme, samba e boemia.

Sabe aquele ambiente que te convida pra sentar? Que você chega para o café da manhã, mas a conversa tá tão boa que fica pro da tarde? E já que está por lá fica pro chorinho no jantar? Aí, na despedida, já chama o garçom pelo apelido de infância e combina de voltar no dia seguinte? Então, o Rio de Janeiro é mestre nisso. Olha só!

5 cafeterias descoladas que você precisa conhecer no Rio de Janeiro

1) Gaia Art & Cafe

Sabe o que seria mais especial do que tomar um café pertinho da praia do Leme? Tomar um café depois de se surpreender com pratos veganos pertinho da praia do Leme. Já falamos aqui no blog quanto é difícil encontrar restaurantes com variedade de opções veganas, então, é claro que começaremos esta lista com esta raridade.

O Gaia Art & Café é o lugar perfeito tanto para seu café da manhã de sábado, antes da corrida pela orla, quanto para seu almoço de negócios. O cardápio varia diariamente, mas mantém opções fixas, sempre com ingredientes selecionados, comida saudável e opções veganas. Todas as sobremesas também são veganas e, aos domingos, você pode saborear uma raríssima feijoada vegana enquanto curte um chorinho bem gostoso. Tem como não amar esse lugar?

Vá lá e DESCUBRA:

2) Sofá Café

Você sabe que o lugar é bom quando entra e já sente cheiro de café. Já começa a lembrar do coador de pano da sua avó, do avô que te dava café escondido e do papagaio no quintal gritando pelo bendito pão molhado no café.

No entanto, o Sofá Café também é uma boa opção para quem gosta de provar e conhecer cafés diferentes. Você pode escolher o grão, o tipo da bebida e até o método para coar, aí os caras vêm fazer tudo na sua frente. Se você não entender nada, não tem problema, eles explicam também.

Além disso, o local tem opções gostosas de lanches, um ambiente aconchegante e estrutura (leia-se internet boa) para trabalhar ou fazer reuniões. Da lista, foi a opção mais “aparentada” com o clima das cafeterias de São Paulo, até porque tem um Sofá Café na terra da garoa também.

3) Curto Café

Já ouviu falar no novo conceito de estabelecimento que você paga quanto acha justo? Os paulistanos têm o Preto Café, que funciona exatamente assim, e os cariocas podem conhecer esse sistema de perto no Curto Café.

Eu adoro esses lugares porque, como eles funcionam na base da confiança, você se sente num lugar aconchegante, acolhedor e com uma energia muito positiva. No Curto Café, você tem cinco grãos de café diferentes para escolher, que são moídos ali na sua frente para seu consumo.

Aliás, não só para seu consumo, porque você pode levar o café pra fazer em casa, tanto o grão quanto o pó moído na hora, em cinco torras diferentes. É muito café, muita opção, muita delícia e o melhor: você paga quanto achar que deve.

Só vale usar o bom senso! Locais assim, que nos fazem a repensar nossos hábitos de consumo, devem ser incentivados, não levados à falência. Conheça e mude sua forma de comprar:

[bctt tweet=”Conheça a cafeteria no Rio de Janeiro que você paga quanto quiser! ” username=”plataoplomobr”]

4) Cultivar Brasil

Cultivar Brasil é a cafeteria de Santa Teresa que ganhará seu coração. Lá tem café honesto, coado e misturado com amor, mas a grande pegada mesmo é o pão de queijo. De acordo com a internet, esta é a CASA DO MELHOR PÃO DE QUEIJO DO RIO DE JANEIRO, feito por lá mesmo. O pão de queijo tem uma fama tão boa que quase peguei um ônibus pro Rio antes de escrever este post (cara, é sério, eu amo muito pão de queijo).

Boatos de que o Cultivar também tem um açaí bem bacana, quiches de vários sabores, preços justos e ainda é tipo uma vendinha, com pães integrais, produtos naturais, iogurtes, queijos etc.

O lugar é tão honesto que não tem nem rede social, mas vai o endereço pra você:

5) Kraft Café

É um ambiente pequeno, mas o que falta de espaço, sobra em encanto. Pra começo de conversa, a chef Priscilla recebe você como se estivesse abrindo as portas de casa. O cardápio é supervariado e dá para perceber até pela descrição dos pratos que cada um foi pensado com carinho e cuidado, priorizando sempre produtos de qualidade. Seu café da manhã (ou brunch) terá bruschettas, queijo de cabra, suco de frutas da estação, ovo poché de verdade e, claro, cafés deliciosos.

Café da tarde com Muffin de Nutella com Damasco ao Cardamomo. #ipanema #rj #bestcoffeeinrio #bestcoffeeinrio

A post shared by Kraft Café – Food, Roast, Brew (@kraft.cafe) on

Sabe quando a comida tem aquele tempero de amor pelo que você faz? Se conversar com a chef, você verá que é isso mesmo:

[bctt tweet=”5 cafeterias descoladas que você precisa conhecer no Rio de Janeiro: ” username=”plataoplomobr”]

Ficou com vontade de conhecer alguma dessas cafeterias? Já conhece alguma? Conhece alguma outra que não está na lista, mas também é bem legal? Conte pra gente aqui nos comentários e não esqueça de marcar os amigos para um brunch! 😉