As cafeterias estão se tornando o ponto de encontro preferido para rever velhos amigos, curtir um tempo à dois ou bater um papo sobre trabalho. Se você é do time que sabe (ou está aprendendo) a apreciar o clima intimista das casas de café, confira 5 cafeterias descoladas para conhecer em São Paulo!

Cariocas, nós não esquecemos de vocês! Também temos uma lista com 5 cafeterias descoladas para conhecer no Rio de Janeiro.

Muito mais do que um cafezinho

De uns anos para cá, São Paulo passou a abrigar cada vez mais cafeterias “conceito”. Mas o que é isso?

Basicamente, são estabelecimentos que se preocupam em oferecer muito mais do que blends especiais, cafés aromáticos ou grãos moídos na hora. Uma cafeteria conceito é aquela que inclui (nos ambientes ou nos serviços) a experiência que costuma vir com um bom café. Paz, aconchego, aromas agradáveis, café fresco, artesanal, ambiente tranquilo, tempo para refletir, apreciar sem pressa…

Nesta lista, fiz questão de colocar apenas cafeterias despojadas, contemporâneas e que seguem essa linha diferenciada, até para não entrar demais na pegada “padaria”. A ideia aqui é tirar os sapatos, descobrir o novo e sonhar enquanto saboreia cada nota de café.

5 cafeterias descoladas para conhecer em São Paulo

1) Cafelito

Cafelito na @vejasp sessão comidinhas.http://vejasp.abril.com.br/estabelecimento/cafelitoVenha conferir!!!

Nai-post ni Cafelito noong Martes, Marso 28, 2017

O nome por si só é uma graça, mas a proposta do Cafelito é para se apaixonar. Além de optar por grãos de pequenos produtores, o cardápio oferece uma variedade incrível de produtos orgânicos e artesanais, como chás, lanches e doces.

Vem espantar esse inverno fora de época com o nosso chá do dia – uma mistura deliciosa de hibisco, maçã, casca de laranja, folhas e pétalas de rosa mosqueta ⛄️

Nai-post ni Cafelito noong Biyernes, Disyembre 16, 2016

Café e pão de queijo, it's a match! ❤ | 📸 @sampaboy

Nai-post ni Cafelito noong Huwebes, Enero 19, 2017

Porém, o grande diferencial do Cafelito é dividir espaço com uma infinidade de outros serviços, muitos focados no lazer e bem-estar. Você pode praticar ioga ou meditação, aprender um novo idioma, relaxar com massagens ou sessões de acupuntura e até ler um bom livro, na filial da Livraria da Vila presente no local (apenas na unidade de Pinheiros, que também oferece locação de bikes elétricas).

Ah, e se estiver por lá à trabalho, aproveite para fazer sua reunião em uma das salas privativas!

O Cafelito funciona das 8h às 20h, um horário bem bacana pra encaixar na sua agenda.

2) KOF – King of the Fork

Dia ☀️☕️

Nai-post ni KOF – King of the fork noong Miyerkules, Mayo 3, 2017

Pertinho do Cafelito de Pinheiros está o KOF – King of the Fork, outra opção de cafeteria descolada, com clima moderno, intimista e café BOM. Eles entendem mesmo do negócio, têm o cardápio cheio de blends incríveis, uma variedade de comidinhas (pão de queijo delicioso) e até produtos beeeem diferentes, que dificilmente você irá encontrar em outro lugar.

Os donos do KOF, Camila e Paulo, deixaram suas carreiras para investir nesse grande sonho que reúne duas grandes paixões: café e bicicleta. Lá você também pode garantir acessórios para a magrela.

Café da manhã caprichado 😋 – Hoje a partir das 9hs!

Nai-post ni KOF – King of the fork noong Martes, Mayo 2, 2017

Pra quem ainda não experimentou, agora temos o @hopncold um cold brew lupulado feito no Brasil 👌🏽aprovadíssimo

Nai-post ni KOF – King of the fork noong Martes, Mayo 2, 2017

Nai-post ni KOF – King of the fork noong Lunes, Abril 17, 2017

O KOF fica aberto das 9h às 20h, vá de bike!

3) Coffee Lab

Curso de torra, módulo 2.

Nai-post ni Coffee Lab noong Miyerkules, Marso 22, 2017

O endereço mais famoso para quem aprecia café em São Paulo aposta num clima informal, que brinca com a ideia do café como uma verdadeira experiência científica. Cada detalhe, da decoração aos “frascos” de laboratório, faz você respirar café e entender que: a paixão é coisa séria.

Qd as pessoas perguntam que maquina de espresso devem comprar minha resposta é sempre: já escolheu o moinho? Máquina…

Nai-post ni Coffee Lab noong Martes, Pebrero 7, 2017

@gonzalesdiego pilotando. ☕💪🏼

Nai-post ni Coffee Lab noong Miyerkules, Pebrero 1, 2017

Você sabia que o mesmo grão, preparado de formas diferentes, traz sabores muito diferentes à bebida? Coisas como moagem,…

Nai-post ni Coffee Lab noong Martes, Pebrero 21, 2017

O grande diferencial do Coffee Lab é a qualidade (extrema) dos grãos e a responsabilidade eco-social. Duvida? Eles trabalham com microlotes de café Especial, então sabem exatamente de onde veio o grão que você escolheu e por quais processos ele passou até chegar na sua xícara. É só perguntar para algum colaborador (e aproveite para ter uma deliciosa conversa sobre essa paixão nacional).

"Quebra tudo!" Hora de dar preço às sacas. Já temos alguns cafés de 1500,00/saca, direto para o produtor. 😋

Nai-post ni Coffee Lab noong Huwebes, Disyembre 22, 2016

O Coffee Lab funciona das 10h às 20h e atende bem tanto os entendedores quanto os que ainda querem entender.

TWITTER: Quem vamos? 5 cafeterias descoladas para conhecer em São Paulo

4) Urbe

O nome já entrega a proposta: urbanidade. Localizado numa das regiões mais movimentadas, curtidas e procuradas por quem quer sentir São Paulo na pele, o Urbe Café Bar traz no cardápio opções típicas de cafeterias, de bares e das duas coisas juntas. Quer exemplos? Abaixo, Iced Cold Coffee, Mojito Coffee e Santo Refresco (Refresco Urbano, mel, limão e capim santo).

Tá com calor? ☕️❄️❤️ #icedcoldcoffee #urbecafe #cafésespeciais #tácaloremSP #vemquetem #cafégelado

A post shared by urbe café bar (@urbecafebar) on

Mojito Coffee… porque a folia não termina 🎊 #urbecafebar #carnavalsp Foto: @lufe

A post shared by urbe café bar (@urbecafebar) on

Ficou curioso pra saber o que é o tal Refresco Urbano? É isto aqui:

Vem pegar o seu! #refresco.urbano #sextafeira #coldbrew #vemquetem #urbecafebar #energizese #cafeina #cafecafecafe

A post shared by urbe café bar (@urbecafebar) on

O Urbe fica aberto das 9h às 00h30 (uau). Dá até pra fazer esquenta antes da balada!

5) Preto Café

Daqui a pouco tem fornada de coxinhas veganas de jaca! Sai às 13h e às 17h! Vem que acaba rápido! Além disso, temos o…

Nai-post ni Preto Café noong Martes, Agosto 11, 2015

Eis uma cafeteria realmente diferenciada e quero ver quem vai discordar. Motivo? Lá, eles não vendem café. Nem salgados, nem tortas. É assim: você pede, consome e paga quanto achar que deve.

O Preto Café é uma fundação sem fins lucrativos que funciona com base em doações. Como no Instituto Chão, que citei no post Dicas fáceis para ser mais sustentável no dia a dia e ainda economizar, a ideia é valorizar a produção local, negociar diretamente com pequenos produtores e buscar alternativas para causar menos impacto negativo no meio ambiente.

Obviamente, esse organismo conta com uma boa dose de consciência da parte do consumidor.

Em síntese, é assim: os colaboradores mantêm aberto esse lugar superagradável, deixam a planilha de custos totalmente aberta e você colabora com o valor que acha justo pelo que consumiu.

Nai-post ni Preto Café noong Sabado, Hulyo 25, 2015

Nai-post ni Preto Café noong Sabado, Hulyo 25, 2015

O Brasil ainda não está muito acostumado com esse modelo de consumo e, às vezes, aparecem pessoas que a) pagam um valor muito aquém do que seria justo (ou até nada) b) aparecem pessoas que agem como se estivessem num estabelecimento comum, contratando um serviço. Por favor, não seja essa pessoa.

Colaborar com instituições como o Preto Café e o Instituto Chão são maneiras simples de lutar por uma nova cultura de consumo no Brasil, muito mais consciente, sustentável e ecológica. Bora lá?

Nai-post ni Preto Café noong Sabado, Oktubre 17, 2015

🙂

Nai-post ni Preto Café noong Linggo, Hulyo 31, 2016

Levamos ao pé da letra! "Se a vida te der uma laranja, faça um suco e depois uma geleia" 󾁒 󾦈 󾥾Tem dia (chuvoso e sem…

Nai-post ni Preto Café noong Huwebes, Agosto 27, 2015

O Preto Café funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h. Nesta página você encontra mais informações http://pretocafe.com.br/quem-somos/ sobre o funcionamento do local.

O que achou destas 5 cafeterias descoladas para conhecer em São Paulo? Ficou com vontade de conhecer alguma? Qual? Já teve a oportunidade de ir em alguma delas? Conta tudo pra gente aí nos comentários!