A galera curtiu muuuuito nosso post com os 10 melhores tatuadores de São Paulo, então, nada mais justo do que fazer uma versão carioca! Conheça agora os 10 melhores tatuadores do Rio de Janeiro que podem fazer da sua pele uma obra de arte.

Espera! Antes de continuar, acho importante dar um quase CTRL C + CTRL V na introdução teórica que criei para a versão paulista do post, porque isso vai ajudar você a entender quais critérios utilizamos para fazer esta seleção:

Como reconhecer um bom tatuador

Como afirmar que aqui estão os 10 melhores tatuadores do Rio de Janeiro? Vou transformar a resposta em duas dicas de como reconhecer um bom profissional de tatuagem:

1) Pesquise opiniões e avaliações sobre o tatuador/estúdio

Quer saber como é tatuar com alguém? Ouça a opinião de quem já tatuou. Esta lista foi, primariamente, feita com base em avaliações. A fama de um estúdio nem sempre dita a qualidade de todos os profissionais, mas com certeza dita a de alguns. Afinal, foi o trabalho desses tatuadores que fez esses estúdios crescerem tanto.

O King Seven Tattoo, estúdio bastante citado neste post, tem nota de 4,9 estrelas no Google. Números, amore, são difíceis de questionar.

2) Analise criticamente os trabalhos feitos

Muita gente dá só uma olhada na tattoo e tira conclusões com base em “achei bonito”/”achei feio”. Olha, muitas vezes, o desenho é feio porque o cliente quis. Gosto é que nem unha do dedinho do pé: sempre diferente e muito esquisito.

O que você deve realmente analisar: traço, sombra, pintura, cobertura, preenchimento. É aí que a habilidade do profissional se mostra. Dê uma olhada mais de perto e perceba se os traços estão firmes, se o preenchimento está uniforme, se os detalhes menores estão definidos. É assim que você deixa de avaliar uma tatuagem como feia/bonita e passa a avaliar como bem feita/mal feita.

Agora que você tem toda essa base teórica, vamos à lista pra ver se você concorda comigo:

Os 10 melhores tatuadores do Rio de Janeiro

1) Marcão

O Marcão tatua no King Seven, um dos melhores estúdios de tattoo do Rio (inclusive, outros profissionais de lá vieram pra essa lista). Não vou perder tempo descrevendo o trabalho do Marcão porque uma única imagem fala mais do que qualquer coisa:

Sério, precisa dizer mais alguma coisa? Você tem o Instagram inteiro dele pra entender por que merece estar no topo desta lista. Procure por ele lá no King Seven:

Rua Francisco Sá, 95, loja I – Copacabana.

2) Xarope Tatau

Também mandando muito no preto e cinza, também do estúdio King Seven, Tatau se destaca principalmente pelas mandalas, geometria e pontilhismo. Este trabalho aqui reúne tudo isso:

Esse trampo é de chorar de tão perfeito. Para o endereço do estúdio, retorne ao “item” 1 e não deixe de seguir o Instagram dele, porque vale MUITO a pena.

3) Katharine Alden

Pra ninguém dizer que estou sendo patrocinada pelo estúdio (INFELIZMENTE não estou) esta é a última vez que um profissional do King Seven aparecerá por aqui.

Decidi incluir a Katharine na lista porque o trabalho dela é bem autoral, com um estilo próprio, meio orgânico, meio abstrato, enfim, algo diferente do que costumamos ver por aí. Passei muito tempo no Instagram dela, acompanhando a fluidez das linhas, os detalhes mínimos em pontilhismo e os toques de cor, aqui ou ali.

Só um close nesse passarinnnnn (scroll down to see the full piece)

A post shared by Katharine Alden (@katalden) on

Você percebe como a arte encaixa no corpo, entende?

Já sabe: você tatua com ela lá no King Seven (que está CHEIO de profissionais muito muito muito bons, mas não tocarei mais no assunto).

4) Rafael Plaisant

O que me chamou atenção no trabalho do Rafael foi a qualidade dos preenchimentos nas tattoos old school. Caso você não saiba, o estilo old school EXIGE preenchimentos sólidos e linhas muito firmes, o que não é um problema aqui:

Bodão braseiro pro meu camarada @felipeindini

A post shared by Rafael Plaisant (@rafaelplaisant) on

Valeu Edu!

A post shared by Rafael Plaisant (@rafaelplaisant) on

(Acabei escolhendo dois trabalhos com bodes, gostaria de esclarecer que não quis passar nenhuma mensagem subliminar).

O Rafa também vende as artes dele na praia na internet, clique aqui para ver. Para tatuar, manda um e-mail aqui: [email protected].

5) Suliée Pepper

Suliée DESFILA entre vários estilos de tatuagem, do realismo ao trash, do blackwork ao arco-íris. Dá pra escolher tranquilo o que você quer fazer, sem medo de não ficar bom no final. Até em cobertura ela arrasa:

Onde encontrá-la? No estúdio com nome mais legal que já vi, o Le Grand Burlesque Tatouage:

Hilário de Gouveia, 66, sala 209 – Copacabana.

6) Clari Benatti

Já comentei aqui quanto é difícil fazer fineline e pontilhismo, mas a Clari manda muito, quase ao ponto de humilhar mesmo.

"Árvore de flores" da Carol … 💗🌸🌝🌳 | "Flower's tree" to Carol … #claribenattitattoo #benarttistudio #tree #moon

A post shared by Claribenattitattoo (@claribenattitattoo) on

Procure por ela no Benartti Atelier Studio, em Botafogo, para trampos em fineline, dotwork e blackwork. Ela só atende por agendamento, então mande um e-mail para o endereço [email protected] ou uma mensagem na página do Facebook.

7) Luiza Fortes

Mulheres em peso na lista, gosto! A artista destaque da vez arrasa nas cores, é de ficar babando nos trampos de pintura sem contorno.

Em andamento! obrigada Reinaldo!!! 💪🏻🐱

A post shared by Luiza Fortes (@luiza_fortes) on

Olha, minha vontade é encher este post de fotos pra você entender direitinho quão maravilhoso é o trabalho dela, mas é melhor você clicar aqui pra conferir direto o Instagram e também dar uma olhadinha no site.

No momento, Luiza está com a agenda fechada porque virou mamãe (parabéns, sua linda <3). Mesmo com agenda fechada, seria impossível deixar o nome dela fora desta lista, né? Profissional incrível.

8) Yurgan

Gosta de realismo? Gosta de free hand? Gosta de trabalho autoral? Você vai gostar dos trampos feitos no Yurgan Tattoo. Tem tatuagem de tudo quanto é tipo, fineline, dotwork, trash, realismo, blackwork, cores, sério, praticamente TUDO.

Só seguindo o Instagram pra entender a qualidade da arte:

Curtiu? Ache a tattoo dos seus sonhos aqui:

Shopping Barra World, Avenida Alfredo Baltazer da Silveira, 115, setor Holanda, loja 112 – Recreio dos Bandeirantes.

9) Marcelo Zissu

Acho que vale muito a pena colocar o Marcelo nesta lista porque o trabalho dele tem uma pegada muito atual, misturando realismo com geometria. As linhas são precisas, parecem feitas com régua, e ele manda MUITO no blackwork e no sketch.

Fechando o braço do @pedrinhoaliperti com uma sereaba

A post shared by Marcelo Zissu – Rio de Janeiro (@marcelozissu) on

People living on rhinos. Valeu Thiago

A post shared by Marcelo Zissu – Rio de Janeiro (@marcelozissu) on

Quer tentar agendar uma tattoo? Manda e-mail aqui: [email protected]

10) Beicinho

Beicinho tatua desde 1988, tempo suficiente pra desenvolver uma puta baita habilidade no realismo e pegar confiança no free hand. Já ganhou mais de 150 prêmios, é referência no Brasil todo, tem experiência pra dar e vender. Esse sim é um profissional que você respeita!

Tatua lá no Masters of Tattoo, estúdio que ele fundou lááá em 1988 mesmo. Pra agendar, acesse o site clicando aqui.

Praça Professora Camisão, 18 – Freguesia (Jacarepaguá).

Quem gostou do post faz barulho! Diz aí nos comentários qual foi seu profissional preferido da lista, qual domina o estilo que você gosta mais, qual deixou você com vontade de tatuar… e, claro, conta pra gente se conhecer mais algum tatuador incrível da cidade maravilhosa!